domingo, 9 de novembro de 2014

Textro sobre liderança muito bom (vale a pena ler)



Que é o verdadeiro líder cristão?

É aquele que se conscientizou da realidade para sua vida de encontro-missão e que dá dimensão de um ideal. O homem maduro não é o que sonha morrer por uma causa, MAS O QUE SE DECIDE A VIVER CORAJOSAMENTE POR ELA.

O líder cristão tem um ideal dinâmico e cresce com esse ideal. O crescimento é lei da vida espiritual, como da vida física.

O líder cristão se caracteriza por:

1. Na vida natural:

* Autenticidade: busca, a todo custo, de coerência de vida;
* Iniciativa: ir ao encontro, criar, inventar;
* Disciplina: planejar, agir, rever, refletir;
* Generosidade e dedicação: sempre a serviço;
* Responsabilidade: desenvolver talentos, formar-se, optar por uma vocação de melhor serviço;
* Espírito de sacrifício: renúncia, luta;
* Simpatia: missão de cativar, com sinceridade, comunicando-se em profundidade.

2. Na vida espiritual cristã:

* Fé e confiança: oração e ação, sempre conjugadas;
* Humildade: autenticidade de vida, no conhecimento da verdade;
* Somos pecadores: A mulher adultera (Jo 8:3-11). O fariseu e o publicano (Lucas 18:9-14) (apesar da diferença de nosso talentos, uns com maiores outros com menores, somos todos pecadores e chamados a sermos filhos de um mesmo Pai);
* Somos instrumentos: exemplo do Apóstolo Paulo (Atos 9);
* Alegria (entusiasmo) e esperança: característica de todo amigo íntimo de Cristo;
* Amor: doação para o outro cresça.

Tais qualidades não se improvisam. Donde o dever de preparação. O modelo de líder cristão é a pessoa adorável do próprio Cristo, como é revelado no Evangelho.

 Onde se forma e se prepara o líder cristão?
 Na vida de cada dia, na luta diária para crescer, melhorar, extirpar defeitos, adquirir qualidades, desenvolver talentos. E isso, como o auxílio da graça, dos sacramentos, de boas amizades.
 Na comunidade, onde nos reunimos para crescer juntos em amizade sã, para construir algo, o algo que será o ideal comum. a comunidade dever ser uma forja de líderes, a melhor escola de vivência, de relacionamento, de abertura, de valorização e crescimento, e um aprendizado para uma liderança que deverá ser de toda a vida.
 O líder cristão se prepara, assim, para ser sempre onde quer que seja, uma presença, um testemunho, o servidor de uma causa.
Assim preparado, ou melhor, em contínua preparação, o líder poderá enfrentar o mundo, com seus diversos ambientes.
O líder cristão ama o mundo, criação de Deus para a alegria dos homens, mas rejeita o mundo no sentido evangélico dos valores mundanos condenados por Cristo.
Nesse mundo os valores estão em contradição: os direitos do homem e a realidade concreta (mostrar revistas, artigos, etc.) .
Oposição entre os valores de Cristo e os valores do mundo:
- a mentalidade da nossa civilização de consumo;
- seus instrumentos, os meios de comunicação social;
- o sexo;
- a violência.
Em oposição, o espírito das bem-aventuranças: os limpos de coração, os pobres de espírito, os perseguidos. . . (Mt 5:3-12.)
O líder cristão luta pela verdade, pela justiça, pela promoção e libertação do homem. E, isso, com capacidade crítica, para confrontar o espírito do mundo com o do Evangelho, e discernir.
Ao espírito do mundo - avareza, indiferença para com o sofrimento alheio, individualismo, acomodação, mediocridade - ele opõe o espírito do Evangelho, a boa nova da libertação.
E isso não com palavras, com atitudes de crítica vazia e inoperante, mas pela doação de si mesmo, pela disponibilidade ao serviço de Deus no próximo, ali mesmo, no seu ambiente concreto, onde a sua ação pode ser real e efetiva.
Por isso, recomenda-se tanto a todas as comunidades um programa de ação social. Ê aí que o jovem pode mostrar a autenticidade do seu desejo de melhorar o mundo, promovendo o homem na esfera de ação que está a seu alcance.
O mundo do jovem será, em primeiro lugar, aquele que o rodeia:
- a família;
- a escola;
- o ambiente de trabalho;
- a comunidade.
Aí se manifestará o verdadeiro líder, pela compreensão, aceitação do outro, poder de conciliação e, mais ainda, pelo exemplo. As palavras movem, os exemplos arrastam.
Resumindo o que foi dito, o encontro-missão pede que nos situemos como líderes e testemunhas de Cristo no mundo em nosso ambiente. Isso exige uma preparação que começa hoje mesmo, e vai se intensificar na nossa vida de cada dia, com os nossos amigos, em comunidade.
Cristo espera muito de nós e nos oferece tudo para vencer com Ele. A resposta é um caso pessoal. A opção, e decisão dependem unicamente de cada um de nós, mas e ainda uma graça que Deus não recusa a quem é sincero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário