quinta-feira, 7 de agosto de 2014

22ª Conferência de Escola Dominical CURITIBA/PR Dias 18 a 21/09/2014 (Quem gostaria de ir?)



22ª Conferência de Escola Dominical CURITIBA/PR
Dias 18 a 21/09/2014
Programação

DIA 18/09 (QUINTA-FEIRA)

MANHÃ:
09h às 18h – Credenciamento
NOITE:
19h30 às 21h – Culto de Abertura
Palavra de Boas-vindas: PR. WAGNER TADEU GABY
(Presidente da Igreja Assembleia de Deus em Curitiba/PR)
Pregador: Pr. JOSÉ WELLINGTON BEZERRA DA COSTA
(Presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil)

DIA 19/09 (SEXTA-FEIRA)

MANHÃ:
9h às 09h30 – Devocional
9h30 às 10h30 – 1ª Plenária – DR. RONALDO RODRIGUES DE SOUZA
11h às 12h – 2ª Plenária – PR. CÉSAR MOISÉS

9h30 – Contribuições da Educação Cristã Pentecostal na transformação da sociedade – A Educação Cristã Pentecostal, do ponto de vista clássico, ocupa hoje a vanguarda do nosso país, representada que está pelas Assembleias de Deus que acabaram de completar 100 anos. Nesse momento, é inevitável que surjam perguntas de ordem bastante prática: Quais as contribuições sociais que a Escola Dominical, à parte do mandamento bíblico, pode apresentar como justificativas de sua existência? O que os alunos que, tradicionalmente, frequentam as aulas dominicais apresentam de transformações práticas e efetivas em suas respectivas comunidades? Quais os resultados, em termos concretos, os dirigentes e os alunos apresentam como prova de aprendizagem e sensibilidade em relação à mensagem do Evangelho? Dr. Ronaldo Rodrigues de Souza – RJ

11h – Fé e Razão — Há possibilidade de ambas coexistirem na pós-modernidade? – A quem afirme que a fé é algo ilógico, enquanto que a razão, por si só, é científica. Esta, porém, não é a verdade. A fé pode ser inexplicável — como o pensamento e o amor, por exemplo —, mas nem por isso é irracional. É plena e perfeitamente possível a convivência de ambas, sem a que a existência de uma implique na extinção da outra. Pr. César Moisés – RJ

TARDE:
12h às 14h – Almoço
14h às 16h15 – Seminários
16h30 às 17h30 – Workshops
NOITE:
18h às 19h – Jantar
19h30 às 20h – Devocional
20h às 21h – 3ª Plenária – PR. ELIENAI CABRAL

20h – Fervor espiritual e racionalidade. – “Estudar torna o crente ‘frio’ espiritualmente”. Quantas vezes já ouvimos essa expressão? Parece que ela já não é mais tão utilizada, entretanto, tal pensamento ainda exerce sua influência na igreja pentecostal. A relação de esfriamento com estudo (seja este teológico ou mesmo geral) persiste entre nós. É possível ser alguém intelectual e manter-se espiritualmente fervoroso? Qual é o limite, de uma parte e de outra, para que ambas as posturas coexistam? Pr. Elienai Cabral – DF

DIA 20/09 (SÁBADO)

MANHÃ:
09h às 9h30 – Devocional
9h30 às 10h30 – 4ª Plenária – ELAINE CRUZ
11h às 12h – 5ª Plenária – PR. ALEXANDRE

9h30 – É possível produzir uma Educação Cristã que faça sentido na igreja e no mundo? – Esse desafio precisa ser devidamente pensado a fim de que a Educação Cristã não se realize a partir de paradigmas obsoletos e, ao mesmo tempo, não se degenere em aculturação secular. Encontrar o meio-termo entre esses dois extremos é uma das principais tarefas dos educadores cristãos desse tempo. Como desenvolver uma Educação Cristã que faça sentido tanto na igreja como nos relacionamentos “fora dela”? É possível construir uma linguagem cristã que seja utilizável tanto no âmbito religioso como no secular? Elaine Cruz – RJ

11h – Vivendo a verdade que pregamos – No tempo em que vivemos, falar a verdade honestamente é um desafio. Com quem, de fato, devemos estar comprometidos quando pregamos a Palavra? É grande a responsabilidade dos que pregam, pois não podem torcer a mensagem, antes devem simplesmente transmitir o que a Bíblia expõe acerca do assunto. Isso sem mencionar o fato de que só seremos aprovados como pregadores se vivermos o que pregamos. Pr. Alexandre Coelho – RJ

TARDE:
12h às 14h – Almoço
14h às 16h15 – Seminários
16h30 às 17h30 – Workshops
NOITE:
18h às 19h – Jantar
19h30 às 20h – Devocional
20h às 21h – 6ª Plenária – PR. ANTONIO GILBERTO

20h – O relevante papel da Escola Dominical em um mundo relativista. – Solidificar os fundamentos, resgatar valores e instruir as novas gerações é a atitude mais sensata que podemos ter nessa época que estamos atravessando. Para isso, um programa realmente sólido de Educação Cristã precisa contar com a Escola Dominical. Esta, se possuir um currículo bem elaborado e abrangente, cumpre um papel extremamente relevante, preparando as crianças, adolescentes e jovens a viverem a vida cristã de forma intensa e prazerosa, tornando-os verdadeiros defensores da fé. Pr. Antonio Gilberto – RJ

DIA 21/09 (DOMINGO)

MANHÃ:
09h às 9h15 – Devocional
9h15 às 10h15 – 7ª Plenária – PR. CLAUDIONOR DE ANDRADE
10h15 às 11h15 – 8ª Plenária – JOANE BENTES

9h – Verdade Absoluta — A verdade cristã em uma era de descrença. – Desde o advento da pós-modernidade, o mundo ocidental vem experimentando uma gradual mudança em sua forma de pensar. O relativismo instaurou a ideia de que os valores judaico-cristãos não são capazes de nortear a conduta humana. O que fazer diante desse desafio? Resgatar a noção de verdade absoluta, pois somente voltando aos fundamentos é que podemos ter esperança de construir uma sociedade mais justa e ética. Pr. Claudionor de Andrade – RJ

10h – Ensinando a Família – A Educação Cristã não é uma atividade apenas para professores de Escola Dominical, esses, aliás, foram designados para preparar a Igreja. A instrução bíblica dos filhos é trabalho cuja responsabilidade recai sobre a família. Como conscientizar a família da importância do ensino bíblico? Joane Bentes – PR

11h15 às 12h30 – Culto de Encerramento – Pr. JOSÉ WELLINGTON COSTA JÚNIOR (Presidente do Conselho Administrativo da CPAD)
12h30 – Entrega dos Certificados


Seminários

Dias 19 e 20 de setembro

Horários:
1º Período: 14h às 15h
Intervalo: 15h às 15h15
2º Período: 15h15 às 16h15

Grupo A – Superintendentes e Pastores

1. Planejamento: organizando as ações educativas para o desenvolvimento integral do aluno – Não existe instituição de ensino sem planejamento. A Escola Dominical enquanto instituição de ensino religioso necessita planejar suas ações pedagógicas para alcançar seus objetivos e ajudar os alunos a desenvolverem suas competências. As principais questões relacionadas ao planejamento que se pretende abordar são: Por que planejar? Como elaborar um planejamento que contribua para o desenvolvimento de competências? Pr. César Moisés - RJ

2. Como combater a evasão na ED e garantir o seu crescimento quantitativo e qualitativo – Algumas igrejas, no Brasil, têm experimentado um crescimento quantitativo e qualitativo da ED. Todavia, sabemos que precisamos avançar e alcançar a meta de ter cada membro da igreja como aluno da ED. As principais questões relacionadas à evasão e ao crescimento qualitativo e quantitativo que se pretende abordar são: Como proceder para que cada membro da igreja se torne um aluno da ED? Quais são os fatores que contribuem para o crescimento da ED? Pr. Eliezer Morais – RS

Grupo B – Professores de Adultos

1. Trabalhando com a Classe da Melhor Idade na Escola Dominical – Ensinar adultos é uma arte que requer habilidades muito específicas. Quando se fala em ensinar adultos da “melhor idade”, a questão torna-se ainda mais séria. Como ensinar a alguém com tanta experiência? Quais doutrinas ainda podem ser ensinadas a pessoas cujo tempo que servem ao Senhor ultrapassa meio século, por exemplo? Qual o melhor método de ensino para esse grupo tão especial da igreja? Profª Helena Figueiredo – RJ

2. Trabalhando com a Classe de Casais na Escola Dominical – Não há dúvida que a família sempre foi alvo de ataques. Desde o Éden, o primeiro casal sofreu a investida inimiga e, infelizmente, cedeu, provocando todos os males que se abatem sobre o mundo. Por esse aspecto, é óbvia a importância de uma classe para casais. Não obstante, como trabalhar com casais em diferentes fases da vida? Um casal que já completou bodas de ouro não possui os mesmos anseios e necessidades de um jovem casal; assim como casais viúvos, ou que contraíram matrimônio na maturidade, iniciam a vida a dois de forma muito distinta de um casal cujos cônjuges têm apenas vinte anos. Sendo a Escola Dominical a mesma para todos, é possível atender satisfatoriamente as diferentes necessidades ou será melhor criar classes segmentadas. Prof.ª Elaine Cruz – RJ

Grupo C – Professores de Jovens

1. Teologia para os jovens: principais discussões – Os jovens ainda apresentam muitas dúvidas em relação a alguns princípios da fé cristã. O professor de jovens deve ter um bom conhecimento teológico para que possa discutir e sanar o questionamento dos jovens. As principais questões que se pretende abordar neste seminário são: Como sabemos que a Bíblia é a Palavra de Deus? Há erros na Bíblia? Existem evidências físicas iniciais no batismo com o Espírito Santo? Qual é o problema do mal? Como o cristão deve aplicar o Antigo Testamento à sua vida? Pr. Esdras Bentho – RJ

2. Estratégias de ensino para o trabalho docente com os jovens – Ensinar os jovens requer uma metodologia específica, porém o que temos visto em algumas classes de ED é a mesmice pedagógica. Domingo após domingo os professores utilizam os mesmos métodos. As principais questões que se pretende abordar neste seminário são: O que é um método? Existe um método próprio para se trabalhar com os jovens? Por que é preciso variar a metodologia? Deve o método levar o aluno a pensar ou apenas transmitir informação?
Profª Telma Bueno – RJ

Grupo D – Professores de Adolescentes

1. Compreendendo os aspectos físicos, sociais e emocionais da adolescência – Para preparar aulas que sejam dinâmicas, atraentes e que façam com que os adolescentes aprendam, o professor precisa compreender os principais aspectos do desenvolvimento humano. As principais questões que se pretende abordar neste seminário são: O que é desenvolvimento humano? Quais fatores influenciam o desenvolvimento humano? Quais os principais aspectos do desenvolvimento físico, social e emocional dos adolescentes? Profª Elaine Cruz – RJ

2. Como trabalhar com os principais conflitos da geração teen na Escola Dominical – Os adolescentes estão em uma fase de profundas mudanças. Tais mudanças acabam provocando muitos conflitos, principalmente no aspecto afetivo. As principais questões que se pretende abordar neste seminário são: Quais são os principais conflitos vivenciados pelos adolescentes? A Bíblia tem a resposta para todos os nossos conflitos? Como ajudar o adolescente, mediante o estudo bíblico, a refletir e solucionar alguns de seus dilemas? Pr. Jamiel Lopes – SP

Grupo E – Educação Infantil

1. A música como instrumento de ensino da fé cristã – As crianças gostam de cantar e a música pode ser utilizada como um recurso de ensino. Por intermédio dos cânticos as crianças aprendem as verdades centrais da fé cristã. As principais questões que se pretende abordar neste seminário são: Como utilizar a música como instrumento de ensino? Como escolher a música de acordo com a faixa etária? Qual o cuidado que o professor deve ter ao escolher as músicas?  Profª Anita Oyaizu – SP

2. O professor e o líder de educação infantil – A educação infantil exige que o professor tenha algumas habilidades. Quanto menor a faixa etária, mais complexo se torna o ensino. Não podemos mais aceitar a enganosa ideia de que para trabalhar com educação infantil qualquer pessoa serve. As principais questões que se pretende abordar neste seminário são: Quem está apto a ensinar as crianças? Quais são as competências necessárias para se trabalhar com educação infantil?  Profª Joane Bentes – PR

Grupo F – Educação Especial

1. A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) (síndrome de down, autismo e deficiência mental) na Escola Dominical – Em seu ministério terreno, Jesus não excluía ninguém. Ele ensinou de forma inclusiva. Atendeu aos cegos e coxos. Precisamos seguir o exemplo do Mestre e oferecer um ensino de qualidade para os alunos com necessidades educativas especiais (NEE). As principais questões que se pretende abordar neste seminário são: Como integrar na ED os alunos com necessidades educacionais especiais na ED? Quais as características do aluno autista, com síndrome de down e deficiência mental? Quais os cuidados que o espaço físico requer? Quais recursos podem ser utilizados? Pr. Jamiel Lopes – SP

2. Trabalhando com os surdos na Escola Dominical – A inclusão dos surdos na Escola Dominical é um desafio. Requer professores preparados e que conheçam libras. As principais questões que se pretende abordar neste seminário são: Como integrar o surdo na ED? Existe um método específico para o trabalho com os surdos? Quais recursos podem ser utilizados? Como treinar os professores para o trabalho com os surdos? Profª Siléia Chiquini – PR


Workshops

Dia 19 e 20 de setembro
Horários:
16h30 às 18h

1. Como elaborar e organizar um congresso infantil – Prof.ª Joane Bentes

2. Como organizar o culto infantil – Prof.ª Anita Oyaizu

3. Dinâmicas para o ensino com pré-adolescentes e adolescentes – Pr. Eliezer Morais

4. Como elaborar um plano de aula para pré-adolescentes e adolescentes – Prof.ª Telma Bueno e Prof.ª Helena Figueiredo

5. Como elaborar uma aula dinâmica e criativa para jovens e adultos – pr. Esdras Bentho

6. Dinâmicas para o ensino com adultos – pr. Jamiel Lopes

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