22ª Conferência
de Escola Dominical CURITIBA/PR
Dias 18 a
21/09/2014
Programação
DIA 18/09
(QUINTA-FEIRA)
MANHÃ:
09h às 18h – Credenciamento
NOITE:
19h30 às 21h – Culto de Abertura
Palavra de Boas-vindas: PR. WAGNER TADEU
GABY
(Presidente da Igreja Assembleia de Deus
em Curitiba/PR)
Pregador: Pr. JOSÉ WELLINGTON BEZERRA DA
COSTA
(Presidente da Convenção Geral das
Assembleias de Deus no Brasil)
DIA 19/09
(SEXTA-FEIRA)
MANHÃ:
9h às 09h30 – Devocional
9h30 às 10h30 – 1ª Plenária – DR.
RONALDO RODRIGUES DE SOUZA
11h às 12h – 2ª Plenária – PR. CÉSAR
MOISÉS
9h30
– Contribuições da Educação Cristã Pentecostal na transformação da sociedade – A Educação Cristã
Pentecostal, do ponto de vista clássico, ocupa hoje a vanguarda do nosso país,
representada que está pelas Assembleias de Deus que acabaram de completar 100
anos. Nesse momento, é inevitável que surjam perguntas de ordem bastante
prática: Quais as contribuições sociais que a Escola Dominical, à parte do
mandamento bíblico, pode apresentar como justificativas de sua existência? O
que os alunos que, tradicionalmente, frequentam as aulas dominicais apresentam
de transformações práticas e efetivas em suas respectivas comunidades? Quais os
resultados, em termos concretos, os dirigentes e os alunos apresentam como
prova de aprendizagem e sensibilidade em relação à mensagem do Evangelho? Dr.
Ronaldo Rodrigues de Souza – RJ
11h
– Fé e Razão — Há possibilidade de ambas coexistirem na pós-modernidade? – A quem afirme que
a fé é algo ilógico, enquanto que a razão, por si só, é científica. Esta,
porém, não é a verdade. A fé pode ser inexplicável — como o pensamento e o
amor, por exemplo —, mas nem por isso é irracional. É plena e perfeitamente
possível a convivência de ambas, sem a que a existência de uma implique na
extinção da outra. Pr. César Moisés – RJ
TARDE:
12h às 14h – Almoço
14h às 16h15 – Seminários
16h30 às 17h30 – Workshops
NOITE:
18h às 19h – Jantar
19h30 às 20h – Devocional
20h às 21h – 3ª Plenária – PR. ELIENAI
CABRAL
20h
– Fervor espiritual e racionalidade. – “Estudar torna o crente ‘frio’
espiritualmente”. Quantas vezes já ouvimos essa expressão? Parece que ela já
não é mais tão utilizada, entretanto, tal pensamento ainda exerce sua
influência na igreja pentecostal. A relação de esfriamento com estudo (seja
este teológico ou mesmo geral) persiste entre nós. É possível ser alguém
intelectual e manter-se espiritualmente fervoroso? Qual é o limite, de uma
parte e de outra, para que ambas as posturas coexistam? Pr. Elienai Cabral – DF
DIA 20/09
(SÁBADO)
MANHÃ:
09h às 9h30 – Devocional
9h30 às 10h30 – 4ª Plenária – ELAINE
CRUZ
11h às 12h – 5ª Plenária – PR. ALEXANDRE
9h30
– É possível produzir uma Educação Cristã que faça sentido na igreja e no
mundo? – Esse
desafio precisa ser devidamente pensado a fim de que a Educação Cristã não se
realize a partir de paradigmas obsoletos e, ao mesmo tempo, não se degenere em
aculturação secular. Encontrar o meio-termo entre esses dois extremos é uma das
principais tarefas dos educadores cristãos desse tempo. Como desenvolver uma
Educação Cristã que faça sentido tanto na igreja como nos relacionamentos “fora
dela”? É possível construir uma linguagem cristã que seja utilizável tanto no
âmbito religioso como no secular? Elaine Cruz – RJ
11h
– Vivendo a verdade que pregamos – No tempo em que vivemos, falar a verdade
honestamente é um desafio. Com quem, de fato, devemos estar comprometidos
quando pregamos a Palavra? É grande a responsabilidade dos que pregam, pois não
podem torcer a mensagem, antes devem simplesmente transmitir o que a Bíblia
expõe acerca do assunto. Isso sem mencionar o fato de que só seremos aprovados
como pregadores se vivermos o que pregamos. Pr. Alexandre Coelho – RJ
TARDE:
12h às 14h – Almoço
14h às 16h15 – Seminários
16h30 às 17h30 – Workshops
NOITE:
18h às 19h – Jantar
19h30 às 20h – Devocional
20h às 21h – 6ª Plenária – PR. ANTONIO
GILBERTO
20h
– O relevante papel da Escola Dominical em um mundo relativista. – Solidificar os
fundamentos, resgatar valores e instruir as novas gerações é a atitude mais
sensata que podemos ter nessa época que estamos atravessando. Para isso, um
programa realmente sólido de Educação Cristã precisa contar com a Escola
Dominical. Esta, se possuir um currículo bem elaborado e abrangente, cumpre um
papel extremamente relevante, preparando as crianças, adolescentes e jovens a
viverem a vida cristã de forma intensa e prazerosa, tornando-os verdadeiros
defensores da fé. Pr. Antonio Gilberto – RJ
DIA 21/09
(DOMINGO)
MANHÃ:
09h às 9h15 – Devocional
9h15 às 10h15 – 7ª Plenária – PR.
CLAUDIONOR DE ANDRADE
10h15 às 11h15 – 8ª Plenária – JOANE
BENTES
9h
– Verdade Absoluta — A verdade cristã em uma era de descrença. – Desde o advento
da pós-modernidade, o mundo ocidental vem experimentando uma gradual mudança em
sua forma de pensar. O relativismo instaurou a ideia de que os valores
judaico-cristãos não são capazes de nortear a conduta humana. O que fazer
diante desse desafio? Resgatar a noção de verdade absoluta, pois somente
voltando aos fundamentos é que podemos ter esperança de construir uma sociedade
mais justa e ética. Pr. Claudionor de Andrade – RJ
10h
– Ensinando a Família – A Educação Cristã não é uma atividade apenas para
professores de Escola Dominical, esses, aliás, foram designados para preparar a
Igreja. A instrução bíblica dos filhos é trabalho cuja responsabilidade recai
sobre a família. Como conscientizar a família da importância do ensino bíblico?
Joane Bentes – PR
11h15 às 12h30 – Culto de Encerramento –
Pr. JOSÉ WELLINGTON COSTA JÚNIOR (Presidente do Conselho Administrativo da
CPAD)
12h30 – Entrega dos Certificados
Seminários
Dias 19 e 20 de setembro
Horários:
1º Período: 14h às 15h
Intervalo: 15h às 15h15
2º Período: 15h15 às 16h15
Grupo A –
Superintendentes e Pastores
1.
Planejamento: organizando as ações educativas para o desenvolvimento integral
do aluno – Não
existe instituição de ensino sem planejamento. A Escola Dominical enquanto
instituição de ensino religioso necessita planejar suas ações pedagógicas para
alcançar seus objetivos e ajudar os alunos a desenvolverem suas competências.
As principais questões relacionadas ao planejamento que se pretende abordar
são: Por que planejar? Como elaborar um planejamento que contribua para o
desenvolvimento de competências? Pr. César Moisés - RJ
2.
Como combater a evasão na ED e garantir o seu crescimento quantitativo e
qualitativo – Algumas
igrejas, no Brasil, têm experimentado um crescimento quantitativo e qualitativo
da ED. Todavia, sabemos que precisamos avançar e alcançar a meta de ter cada
membro da igreja como aluno da ED. As principais questões relacionadas à evasão
e ao crescimento qualitativo e quantitativo que se pretende abordar são: Como
proceder para que cada membro da igreja se torne um aluno da ED? Quais são os
fatores que contribuem para o crescimento da ED? Pr. Eliezer Morais – RS
Grupo B –
Professores de Adultos
1.
Trabalhando com a Classe da Melhor Idade na Escola Dominical – Ensinar adultos é
uma arte que requer habilidades muito específicas. Quando se fala em ensinar
adultos da “melhor idade”, a questão torna-se ainda mais séria. Como ensinar a
alguém com tanta experiência? Quais doutrinas ainda podem ser ensinadas a
pessoas cujo tempo que servem ao Senhor ultrapassa meio século, por exemplo?
Qual o melhor método de ensino para esse grupo tão especial da igreja? Profª
Helena Figueiredo – RJ
2.
Trabalhando com a Classe de Casais na Escola Dominical – Não há dúvida que
a família sempre foi alvo de ataques. Desde o Éden, o primeiro casal sofreu a
investida inimiga e, infelizmente, cedeu, provocando todos os males que se
abatem sobre o mundo. Por esse aspecto, é óbvia a importância de uma classe
para casais. Não obstante, como trabalhar com casais em diferentes fases da
vida? Um casal que já completou bodas de ouro não possui os mesmos anseios e
necessidades de um jovem casal; assim como casais viúvos, ou que contraíram
matrimônio na maturidade, iniciam a vida a dois de forma muito distinta de um
casal cujos cônjuges têm apenas vinte anos. Sendo a Escola Dominical a mesma
para todos, é possível atender satisfatoriamente as diferentes necessidades ou
será melhor criar classes segmentadas. Prof.ª Elaine Cruz – RJ
Grupo C –
Professores de Jovens
1.
Teologia para os jovens: principais discussões – Os jovens ainda
apresentam muitas dúvidas em relação a alguns princípios da fé cristã. O
professor de jovens deve ter um bom conhecimento teológico para que possa
discutir e sanar o questionamento dos jovens. As principais questões que se
pretende abordar neste seminário são: Como sabemos que a Bíblia é a Palavra de
Deus? Há erros na Bíblia? Existem evidências físicas iniciais no batismo com o
Espírito Santo? Qual é o problema do mal? Como o cristão deve aplicar o Antigo
Testamento à sua vida? Pr. Esdras Bentho – RJ
2.
Estratégias de ensino para o trabalho docente com os jovens – Ensinar os jovens
requer uma metodologia específica, porém o que temos visto em algumas classes
de ED é a mesmice pedagógica. Domingo após domingo os professores utilizam os
mesmos métodos. As principais questões que se pretende abordar neste seminário
são: O que é um método? Existe um método próprio para se trabalhar com os
jovens? Por que é preciso variar a metodologia? Deve o método levar o aluno a
pensar ou apenas transmitir informação?
Profª Telma Bueno – RJ
Grupo D –
Professores de Adolescentes
1.
Compreendendo os aspectos físicos, sociais e emocionais da adolescência – Para preparar
aulas que sejam dinâmicas, atraentes e que façam com que os adolescentes
aprendam, o professor precisa compreender os principais aspectos do
desenvolvimento humano. As principais questões que se pretende abordar neste
seminário são: O que é desenvolvimento humano? Quais fatores influenciam o
desenvolvimento humano? Quais os principais aspectos do desenvolvimento físico,
social e emocional dos adolescentes? Profª Elaine Cruz – RJ
2.
Como trabalhar com os principais conflitos da geração teen na Escola Dominical –
Os
adolescentes estão em uma fase de profundas mudanças. Tais mudanças acabam
provocando muitos conflitos, principalmente no aspecto afetivo. As principais
questões que se pretende abordar neste seminário são: Quais são os principais
conflitos vivenciados pelos adolescentes? A Bíblia tem a resposta para todos os
nossos conflitos? Como ajudar o adolescente, mediante o estudo bíblico, a
refletir e solucionar alguns de seus dilemas? Pr. Jamiel Lopes – SP
Grupo E –
Educação Infantil
1.
A música como instrumento de ensino da fé cristã – As crianças
gostam de cantar e a música pode ser utilizada como um recurso de ensino. Por
intermédio dos cânticos as crianças aprendem as verdades centrais da fé cristã.
As principais questões que se pretende abordar neste seminário são: Como
utilizar a música como instrumento de ensino? Como escolher a música de acordo
com a faixa etária? Qual o cuidado que o professor deve ter ao escolher as
músicas? Profª Anita Oyaizu – SP
2.
O professor e o líder de educação infantil – A educação infantil exige que o
professor tenha algumas habilidades. Quanto menor a faixa etária, mais complexo
se torna o ensino. Não podemos mais aceitar a enganosa ideia de que para
trabalhar com educação infantil qualquer pessoa serve. As principais questões
que se pretende abordar neste seminário são: Quem está apto a ensinar as
crianças? Quais são as competências necessárias para se trabalhar com educação
infantil? Profª Joane Bentes – PR
Grupo F –
Educação Especial
1.
A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) (síndrome de
down, autismo e deficiência mental) na Escola Dominical – Em seu ministério
terreno, Jesus não excluía ninguém. Ele ensinou de forma inclusiva. Atendeu aos
cegos e coxos. Precisamos seguir o exemplo do Mestre e oferecer um ensino de
qualidade para os alunos com necessidades educativas especiais (NEE). As
principais questões que se pretende abordar neste seminário são: Como integrar
na ED os alunos com necessidades educacionais especiais na ED? Quais as
características do aluno autista, com síndrome de down e deficiência mental?
Quais os cuidados que o espaço físico requer? Quais recursos podem ser
utilizados? Pr. Jamiel Lopes – SP
2.
Trabalhando com os surdos na Escola Dominical – A inclusão dos
surdos na Escola Dominical é um desafio. Requer professores preparados e que
conheçam libras. As principais questões que se pretende abordar neste seminário
são: Como integrar o surdo na ED? Existe um método específico para o trabalho
com os surdos? Quais recursos podem ser utilizados? Como treinar os professores
para o trabalho com os surdos? Profª Siléia Chiquini – PR
Workshops
Dia 19 e 20 de setembro
Horários:
16h30 às 18h
1. Como elaborar e organizar um
congresso infantil – Prof.ª Joane Bentes
2. Como organizar o culto infantil –
Prof.ª Anita Oyaizu
3. Dinâmicas para o ensino com
pré-adolescentes e adolescentes – Pr. Eliezer Morais
4. Como elaborar um plano de aula para
pré-adolescentes e adolescentes – Prof.ª Telma Bueno e Prof.ª Helena Figueiredo
5. Como elaborar uma aula dinâmica e
criativa para jovens e adultos – pr. Esdras Bentho
6. Dinâmicas para o ensino com adultos –
pr. Jamiel Lopes
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