Aula de 18/02/2014
INTUIÇÃO
1) Empírica (sensível): reagir a um estímulo, conhecer a
realidade imediatamente pelas sensações.
2) Intelectual: raciocínio,
conhecimento imediato através da razão. É a capacidade de processar imediatamente
princípios racionais para a obtenção do conhecimento.
RAZÃO OBEJTIVA: A realidade existe em si mesma.
RAZÃO SUBJETIVA: A realidade existe conforme eu a concebo.
REALISMO: descobertas, impulso forte para descobrir, buscar,
aumento ideias proporcionais ao conhecimento da realidade.
IDEALISMO: conquista, se contenta com o conhecimento
adquirido.
SOLIPCISMO: é quando se
configura o idealismo em si mesmo.
Tarefa: Fazer leitura do Novo
Testamento em sentido realista.
EMPIRISMO
O empirismo é baseado em experiências internas e externas
JOHN LOCKE e DAVID HUME
As ideias nascem de um enfraquecimento da sensação e não
podem ser inatas, ou seja, nada se encontra no espírito que não tenha, antes,
estado nos sentidos.
INATISMO
Concepção de que o ser humano
nasce com algumas ideias (princípios) de que o si com estrutura de pensamento –
“é próprio de”.
Aula de 25/02/2014
EMPIRISMO INGLES:
1) John Locke
2) George Berkeley
3) David Hume
RACIONALISMO CONTINENTAL:
1) René Descartes (francês)
2) Spinoza (holandês)
3) Leibniz (alemão)
John Locke escreveu “O ensaio sobre o entendimento humano”
1º) De onde os seres humanos tiram os seus pensamentos e
suas noções?
2º) Como podemos confiar no que os nossos sentidos nos
dizem?
Reflexos de tudo o que um dia nós percebemos
Ideais sensoriais simples
Ideais da reflexão
A mente não é um receptor passivo.
David Hume escreveu “O tratado sobre a natureza humana”
Vou refletir ou vou experimentar?
Anjo: noção complexa (homem + asas)
Provas em dimensões distintas
“Temos de proceder uma verdearia
limpeza em nossos pensamentos e ideias. Se tomarmos um livro sobre a doutrina
divina, ou sobre metafísica, devemos perguntar o seguinte: Ele contém algum raciocínio
abstrato sobre tamanho ou números? Não? Contém algum raciocínio sobre fatos e
sobre a vida qe seja baseado em experiências? Não? Atira-o, então, ao fogo,
pois tudo o que ele contém não passa de fantasmagoria e ilusão.”
Aula de 11/03/2014
PENSAMENTOS DE JOHN LOCKE
1) Locke sugere que por causa de nossa ignorância das substâncias
é possível que Deus pudesse fazer a matéria se adequar, eliminando o pensar.
2) Locke por influência do calvinismo defendeu a crença na pré-existência
de Cristo, embora alguns estudiosos de Locke acreditem que o pensamento do filósofo
inglês sobre Cristo seguia as ideias de Ário.
3) Locke defendia que não há
nada em nossa mente que não tenha passado pelos nossos sentidos, isso implica
em dizer que de uma forma ou de outra os sentidos são inatos.
GEORGE BERKELEY <1685 – 1753>
1710 – publicação do livro “Ensaio por uma nova teoria da
visão” (Visão espiritualista do mundo)
1713 – publicação do livro “Três diálogos entre Hylas e
Philonous”. Este livro é um diálogo entre um materialista e um imaterialista.
1731 – publicação de “Alcifrone”.
1.734 – foi nomeado bispo.
1752 – foi lecionar em Oxford.
PRINCIPAIS APONTAMENTOS DO PENSAMENTO DE BERKELEY
1) Teorização da importância da visão espiritual, com forte
defesa da presença do imaterial na realidade.
2) Não podemos conceber alguma coisa do nada. Os sentidos vão
nos proporcionar experiências concretas e experiências no campo das ideias.
3) Ser é ser percebido.
4) Duas coisas têm existência efetiva: DEUS e os espíritos humanos.
5) Não devemos discutir coisas das quais não temos ideia.
(Se você tem uma ideia, você pode discuti-la).
6) Todo conhecimento gira em torno das ideias. A comunicação
de ideias não é o objetivo principal das ideias, mas as sensações o são como “exaltar
uma paixão dar ao espírito uma disposição particular”.
7) Só podemos conhecer os outros espíritos pelas ideias que
eles excitam em nós.
8) Deus é o mundo.
Pontos sobre “O Tratado sobre os princípios do conhecimento”
1) Crítica da ideia abstrata e de algumas coisas que vão
contra o senso comum.
2) Defesa da imaterialidade consta a substância.
3) Análise da filosofia e matemática.
4) Defesa da existência de Deus.
5) Erros de algumas ciências.
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