sexta-feira, 28 de março de 2014

Teologia e Ciências Naturais (Aula de 21/03/2014) - EVOLUCIONISMO X CRIACIONISMO

1)FIXISMO
Teoria que pretende explicar a origem e a diversidade das espécies, segundo a qual as espécies surgiram tal como se conhecem atualmente e que se mantiveram fixas e imutáveis ao longo dos tempos. 
Esta teoria defende que as espécies foram criadas independentemente umas das outras. 
O fixismo foi aceito durante muitos séculos, sendo apoiado pela observação de gerações sucessivas de seres vivos que se mantinham sempre semelhantes.
As principais teorias fixistas são
a) o criacionismo: os seres vivos foram criados numa só vez, conforme referido na Bíblia .
b) o espontaneísmo, ou geração espontânea: os seres vivos eram criados a partir da matéria inanimada e que um princípio ativo a transformaria em viva (Aristóteles 384 a 322 a.C.) 

c) o catastrofismo: os seres vivos eram destruídos por catástrofes naturais, havendo de seguida um novo povoamento (Cuvier 1769-1832)

2) JEAN BAPTISTE LAMARCK (01/08/1744 - 1829) - França
Foi um dos pioneiros do Evolucionismo.
Os seres vivos provinham de outros seres vivos e cada espécie possui um lugar na "ESCALA NATURAL"

PRINCÍPIOS

1º) - Lei do uso e do desuso: os órgãos mais utilizados mais se desenvolvem.
2º) - Lei da Transmissão (herança) dos caracteres adquiridos: As características adquiridas são passadas para os seus descendentes.

 

Exemplo:

Segundo o Lamarckismo, a girafa, pelo hábito de se alimentar de folhas altas, teve o pescoço gradualmente alongado. Essa mudança teria sido transmitida às gerações seguintes.

Críticas:
1) - A Lei de uso e desuso não é verdadeira em todas as situações; e os órgãos desenvolvidos pelo uso sofrem regreção quando deixam de ser usados.
2) - As características adquiridas ao longo da vida por um ser vivo afetam apenas a sua parte somática (corpo físico) e não o material genético.

3) CHARLES ROBERT DARWIN (1809-1882) - Inglês
Escreveu "Teoria das Espécies"
1) - As diversas formas de vida surgiram de ancestrais comuns, por modificação na descendência.
2) - O mecanismo de modificação é a SELEÇÃO NATURAL.
3) - Indivíduos de uma mesma espécie apresentam variações.
4) - Organismos com variações favoráveis às condições do ambiente onde vivem têm maiores chances de sobreviver e deixar descendentes.
5) - Ao longo das gerações a atuação da SELEÇÃO NATURAL sobre os indivíduos melhora ou mantém o grau de adaptação destes ao meio.

Como Darwin explicaria o célebre exemplo do pescoço da girafa?



Segundo o Darwinismo, existiam girafas de pescoço longo e pescoço curto. As de pescoço longo, por terem mais chance de alcançar o alimento alto, sobreviviam, deixando semelhantes.


 
Conclusão:
Lamarckismo – o esforço conduziu ao crescimento dos pescoços e esta característica foi passada à descendência.
Darwinismo – As girafas de pescoço mais comprido conseguiram alimentar-se melhor do que as outras e, como tal, deixaram mais descendentes. (SELEÇÃO NATURAL)


Nenhum comentário:

Postar um comentário