quinta-feira, 24 de abril de 2014

Filosifa II - Lógica (aula de 22/04/2014)


Esse é um breve resumo do aula, se acharem algo que precisa ser corrigido podem postar suas opiniões. Obrigado!
Também tem um link para ajudar:
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Logos (λόγος ) – significa “a palavra”, “o discurso”, “pensamento”.
Logikós (λογικός) – significa “Razão”.

Lógica é a palavra / o pensamento ordenado.

MANEIRA DE PROMOVER A LÓGICA:

1)        Por inferência:
Exemplo: “Visto que conheço x, disso posso concluir y como consequência”.
2)        Por exigência:
Exemplo: “Visto que x é assim, então é preciso que y seja de determinada forma”.
3)        Por exigência de que não haja contradição entre o que sabemos de x e o que sabemos de y (ou, a que conclusão chegamos acerca de y).
4)        Por exigência de que, para entender a conclusão y, precisamos saber o suficiente sobre x. (ou, precisamos saber o suficiente de x para entendermos o porquê de y).

DESENVOLVIMENTO INICIAL DO PENSAMENTO LÓGICO

HERÁCLITO de Éfeso <535 – 475 a.C.>
Durante seus dias Heráclito observando a realidade, fez a seguinte proposição:
  • Nada está estático, somente o DEVIR é real (tudo é um antagonismo contínuo num fluxo perpétuo).
Exemplo: Livro de Eclesiates.

PARMÊNIDES <530 – 460 a.C.>
Por outro lado, Parmênides considerou:
  • O DEVIR é apenas aparência, ele é irreal, não existe, é o “não-ser”. (e por isso não pode ser a realidade).
  • O que existe real e verdadeiramente é aquilo que não muda, mas permanece sempre idêntico a si mesmo, sem contrariedades internas... é o SER.
  • O SER para Parmênides é aquilo que pode ser pensado e dito: os sentidos nos dão o NÃO-SER; o pensamento puro nos dá o SER. “O essencial é invisível aos olhos, só se vê com o coração”.
 O SURGIMENTO DA LÓGICA (Heráclito e Parmênides como X)

PLATÃO
Então Platão, levando em conta essas duas formas de pensar a realidade, considerou:
  • Heráclito tem razão quanto ao DEVIR. O DEVIR é, entretanto, apenas o mundo material (físico, sensível).
  • Parmênides também tem razão, este mundo (o DEVIR) é apenas aparência (é o mundo dos prisioneiros da caverna).
  • Então, o mundo verdadeiro é o mundo das essências imutáveis (mundo inteligível).
(A)     (E), isto é (APARÊNCIA) X (ESSÊNCIA)

Ele criou então um MÉTODO do pensamento e da linguagem chamada DIALÉTICA para se chegar à verdade.

ARISTÓTELES
Então, Aristóteles, pensou novamente e resolveu o seguinte:
1)        Heráclito está equivocado ao pensar no DEVIR sempre em termos de contradição.
2)        A realidade não precisa ser separada em dois mundos. Há apenas um mundo com aparências e essências.
3)        A Dialética não é um método seguro para se chegar à essência. A Dialética tem como ponto de partida simples opiniões contrárias dos debatedores. A escolha de um ou outro não implica necessariamente na essência.

Conclusão:

DIALÉTICA é um MODO de se conhecer a essência. A LÓGICA é um INSTRUMENTO para se conhecer a essência.
A DIALÉTICA trabalha com contrários. A LÓGICA trabalha com regras/leis necessárias e universais do pensamento.

CARACTERÍSTICAS DA LÓGICA

(1)      – Instrumental
(2)      – Formal: não está preocupada com os conteúdos, mas com a linguagem.
(3)      – Propedêutica: o que devo conhecer antes para fazer algo.
(4)      – Normativa: Estabelece leis.
(5)      – Doutrina da Prova: estabelece os fundamentos necessários para definir o que é lógico e verdadeiro. (Lembrar de Cornélio no Livro de Atos dos Apóstolos)
(6)      – Geral e Temporal: Válida em todo lugar no mundo.

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